A catarata pode ser tratada em estágios iniciais?
- admdrbernardocaval
- 19 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
A catarata é uma das doenças oculares mais comuns associadas ao envelhecimento, caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho. Essa condição pode levar a uma diminuição progressiva da visão, mas uma questão que muitos pacientes têm é: a catarata pode ser tratada em estágios iniciais?
O diagnóstico precoce é fundamental quando se trata de catarata. Durante as fases iniciais, a monitorização, a adaptação do estilo de vida e a visão com óculos, podem ser suficientes para lidar com os sintomas.
Tradicionalmente, a cirurgia de catarata era recomendada somente quando a perda de visão comprometia de forma significativa as atividades diárias do paciente. No entanto, com os avanços no procedimento cirúrgico, que se tornou mais seguro e eficaz, a intervenção precoce tornou-se uma opção viável que pode alem de remover a catarata corrigir os erros de refração com implantes de lentes intraoculares, tornando o paciente menos dependente de óculos para suas atividades.
Entretanto, o mais importante é manter um acompanhamento regular com o médico oftalmologista. Com a orientação correta, é possível manter a visão clara por mais tempo e decidir o melhor momento para a cirurgia.
Dr. Bernardo Cavalcanti
CRM-PE 16348 | RQE-PE 520
Para agendamentos clique aqui!





