Exposição a poeira pode causar pterígio?
- admdrbernardocaval
- 5 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
O pterígio é uma condição ocular caracterizada pelo crescimento anormal de uma membrana na conjuntiva, que pode avançar sobre a córnea. Esta condição é comumente observada em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, especialmente em ambientes com alta exposição ao sol, vento e poeira.
A exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV) é a principal causa associada ao desenvolvimento do pterígio. No entanto, a poeira e outros irritantes ambientais também desempenham um papel significativo, pois podem causar irritação e inflamação.
Para prevenir o pterígio, é importante tomar algumas medidas de proteção, como usar óculos de sol, proteção contra a poeira e lubrificação ocular. O tratamento varia conforme a gravidade do caso: em casos leves, colírios lubrificantes e anti-inflamatórios e, em casos avançados, cirurgia.
Vermelhidão, irritação, secura ocular e sensação de corpo estranho são alguns sinais comuns do pterígio. Se você notar algum deles, é importante consultar um médico oftalmologista para avaliação e tratamento adequados.
Dr. Bernardo Cavalcanti
CRM-PE 16348 | RQE-PE 520
Para agendamentos clique aqui!





